18 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
18/06/19 às 16h10 - Atualizado em 18/06/19 às 16h10

Administradora Regional em visita ao Instituto de Saúde Mental – ISM

COMPARTILHAR

 

A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Ana Maria, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre

Na manhã da terça-feira (18/06), a administradora Ana Maria, esteve em visita ao Instituto de Saúde Mental – ISM, a visita faz parte do trabalho de mapeamento e diagnóstico dos pontos turísticos da Região Administrativa, o objetivo é de criar novas rotas que fiquem disponíveis para a população.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé, sapatos e atividades ao ar livre

O grupo foi recebido pela gerente do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Lívia Cíntia, que apresentou os três tipos de serviços oferecidos aos pacientes com transtornos mentais: o Centro de Atenção Psicossocial I (CAPS I), o ambulatório e a Casa de Passagem, que abriga usuários com vínculos familiares rompidos. O público alvo da instituição é formado por adultos com transtornos graves e persistentes. E o Instituto atende demandas do Riacho Fundo I, Riacho Fundo II, Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Recanto das Emas, Gama e Santa Maria.

Durante o encontro, os representantes do ISM e do CRAS, listaram algumas demandas e pediram ajuda para divulgar, fortalecer e dar mais visibilidade no serviço de saúde mental da região.

A imagem pode conter: 4 pessoas, incluindo Ana Maria, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, criança e área interna

O Instituto de Saúde Mental (ISM) faz parte da Rede de Atenção Psicossocial do DF e o atendimento realizado no local é feito com equipes multiprofissionais desde sua fundação. Em três décadas, o ISM prestou serviços com base nos princípios do SUS, no acesso universal e cuidado integral, acrescentando a qualificação do cuidado à saúde mental, fortalecimento dos vínculos familiares, autonomia do paciente/usuário, reinserção social e outros aspectos. Com 30 anos de atendimentos, o Instituto de Saúde Mental, na época de sua inauguração, em 1987, recebeu a área onde funciona do então presidente da República, José Sarney, em doação à Secretaria de Saúde do Distrito Federal. O local foi uma das primeiras unidades brasileiras a atender usuários no novo modelo de atenção à saúde mental, preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Endereço: EPNB, km-4, Área Especial. s/n, Av. Sucupira, Granja do Riacho Fundo – Riacho Fundo I/DF
Área de abrangência: Riacho Fundo I e II, Recanto das Emas, Núcleo Bandeirante, Candangolândia

Telefones:

Direção: (61) 3399-3910/3399-3600
Administração: (61) 3399-4327
CAPS: (61) 3399-3388
Ambulatório: (61) 3399-3453
Farmácia: (61) 33992893
Marcação de consultas: (61) 3399-3666
Serviço Social: (61) 3399-3755

 

GALERIA DE FOTOS: 


Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros