15 de julho

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
4/08/16 às 11h44 - Atualizado em 1/03/23 às 15h04

Conheça o Riacho Fundo II

COMPARTILHAR


HISTÓRIA DO RIACHO FUNDO II

A Administração Regional do Riacho Fundo II, criada pelo Decreto nº 3.153 de 6 de maio de 2003, é um órgão da Administração Direta vinculado à Secretaria de Estado de Gestão do Território e Habitação do Distrito Federal. A cidade iniciou sua ocupação em 1995 a  partir da demanda de pessoas que lutavam pelo seu direito de moradia própria, acampados e retirados algumas vezes, os pioneiros do Riacho venceram e a cidade começou a acontecer. Em 2001, foi criada a Subadministração Regional do Riacho Fundo II e em 2003, quando se tornou independente, a partir do Decreto nº3.153/2003, onde criou a RAXXI. É formada pelas quadras nortes (QN), centrais (QC), Sul (QS) e Quadras Industriais (QI), além do conglomerados Agrourbanos de Brasília (CAUB) I e II e a Granja Modelo, unidade habitacional mais antiga.

Ao longo dos anos a cidade tem alcançado importante desenvolvimento social e se encontra em um processo continuo de expansão. De acordo com a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílio  (PDAD), de 2011, a XXI Região Adminstrativa registrou de 2000 a 2011, uma taxa de crescimento populacional de 12,2% cinco vezes maior no mesmo período. Hoje com cerca de 100 mil habitantes, o Riacho Fundo II continua se expandindo e atraindo pra si, oportunidades de desenvolvimento e visibilidade.
Atualmente a cidade tem crescido a cada dia devido aos programas habitacionais do Governo Federal como Morar Bem, vinculado ao Programa Minha Casa Minha Vida. O objetivo é oferecer toda a infraestrura para os novos e antigos moradores que está chegando e os que já estão.

Quem diria que aquele imenso vazio no cerrado se transformaria em uma linda cidade. Em 27 anos de existência, visando uma comunidade mais solidária e organizada, lideranças, associações, prefeituras comunitárias e a Administração Regional, continuam no empenho pelo crescimento e bem social do Riacho II.
Com a certeza de um futuro de transformações, as conquistas alcançadas até aqui só confirmam a grandeza da jovem cidade com muito a oferecer.

Nossa cidade, Nossa cara! 

 

Mapa do site Dúvidas frequentes