18 de setembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
5/08/20 às 9h58 - Atualizado em 5/08/20 às 9h58

Modelo compartilhado de ensino passa a funcionar no Riacho Fundo II

COMPARTILHAR

Após implementação e ajustes por conta da pandemia, o Centro de Ensino Fundamental 01 (CEF 01), do Riacho Fundo II, passa a funcionar com o modelo compartilhado de ensino. A escolha pelo novo formato foi feita comunidade escolar em outubro do ano passado.

 

Doze militares – sendo seis bombeiros e seis policiais – farão parte da equipe disciplinar pedagógica. Desde junho, eles estavam dando o suporte necessário para o corpo docente e administrativo da escola na retomada das aulas pelo sistema on-line. “Assim como nos outros nove colégios com o modelo, os militares estavam dando suporte, tanto no ambiente virtual como na entrega de materiais para aqueles alunos que não tem acesso à internet. Além disso, mesmo sem aulas, neste período eles têm contribuído com a segurança das instalações dessas escolas”, contou o subsecretário de Escolas de Gestão Compartilhada, coronel Alexandre Ferro.

 

 

Para o secretário de Segurança Pública, o delegado Anderson Torres, ter mais uma escola funcionando no modelo compartilhado de ensino é ter a certeza que a realidade de mais estudantes será transformada por meio da Segurança Pública. “Essa é mais uma etapa importante no processo de mudança das escolas em situação de vulnerabilidade. A estratégia da gestão compartilhada tem sido efetiva no apoio ao sistema de ensino local e se adaptou em meio à pandemia, dando o suporte necessário”.

 

A confiança da comunidade escolar no modelo será importante para que alunos e professores tenham tranquilidade pedagógica e de aprendizado em sala de aula, como afirma a diretora da escola, Edilma Moreira. “É uma honra para todos nós a consolidação da gestão compartilhada de ensino em nossa escola. Agradecemos o empenho da Segurança Pública em mobilizar os militares, mesmo diante da pandemia. Tem sido essencial o compartilhamento de experiências aqui na escola, que se destacava pelo alto índice de violência e baixo rendimento escolar. Essa realidade será diferente”.

 

A medida é comemorada por pais dos alunos, que estiveram na escola para buscar o material de suporte para aulas online. Para Evelyn Lopes, mãe de uma das alunas da escola, a expectativa é que a disciplina contribua com a formação da filha, que tem 8 anos. “Vejo esta iniciativa de forma muito positiva e espero que juntos – escola, militares e família – possamos contribuir com a disciplina e que ela possa levar esses ensinamentos para toda a vida”.

 

Coronel Ferro, a administradora do Riacho Fundo II, Ana Maria da Silva, secretário Anderson Torres e a diretora da escola Edilma Moreira

 

 

A opinião é compartilhada pela aluna E.S., de 13 anos. “Estou ansiosa para o retorno das aulas, pois quero muito saber como o novo modelo vai funcionar. Acredito que vai contribuir não apenas com a disciplina, mas também com o aprendizado. Além disso, toda a comunidade se sentirá mais segura com a presença dos policiais”.

 

O coordenador pedagógico, o policial militar Fabrício Teixeira, desde que chegaram à escola, identificaram a necessidade do suporte da Segurança Pública. “Desde q chegamos identificamos que a região necessitada desse suporte. A iniciativa da escola passar a ter esse modelo de gestão é louvável. Queremos contribuir com a transformação desses alunos”.

 

Colégios Cívico Militares

Em outubro do ano passado, foi publicada uma portaria que regulamenta o modelo compartilhado de ensino. Feita por um grupo de trabalho com representantes das secretarias de Segurança Pública (SSP/DF) e de Educação (SEE), a portaria deu uniformidade às escolas do projeto. Com a mudanças, as Escolas de Gestão Compartilhada passaram a ser denominadas de Colégio Cívico-Militar do Distrito Federal – CCMDF. São elas:

 

Centro Educacional 03 de Sobradinho;
Centro Educacional 308 do Recanto das Emas;
Centro Educacional 01 da Estrutural;
Centro Educacional 07 da Ceilândia;
Centro Educacional Condomínio Estância III de Planaltina;
Centro Educacional 01 do Itapoã;
Centro de Ensino Fundamental 19 de Taguatinga;
Centro de Ensino Fundamental 01 do Núcleo Bandeirante;
Centro de Ensino Fundamental 407 de Samambaia.

 

Edição: Lanna Morais

Foto: Felipe Oliveira

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros